Fonte: Linderson Vaz

O resgate da palavra matrimônio

Fonte: Linderson Vaz

Índice

O debate contemporâneo sobre as instituições civis frequentemente ignora o abismo existente entre a realidade biológica e social e as ficções criadas pela conveniência legislativa. Quando a pressão política assume o controle da linguagem, os termos deixam de descrever fatos concretos e passam a operar como ferramentas de engenharia social. Nenhuma instituição exemplifica melhor esse fenômeno do que o matrimônio, cujo significado histórico, etimológico e funcional vem sendo esvaziado para atender a uma agenda puramente discursiva.
Para compreender o problema de fundo, é indispensável separar os afetos privados das estruturas de ordem pública. Duas pessoas adultas possuem plena liberdade para viver sob o mesmo teto, compartilhar despesas, construir parcerias econômicas ou manter vínculos afetivos duradouros. Nenhuma legislação ocidental moderna impede a coabitação de indivíduos do mesmo sexo. Contudo, quando a demanda transita da esfera da liberdade individual para a exigência de que o Estado atribua o rótulo de matrimônio a uniões estruturalmente distintas, a questão deixa de ser sobre direitos civis e passa a ser sobre a captura do significado das coisas.

A raiz etimológica e a finalidade da instituição

A palavra matrimônio não é uma convenção aleatória que pode ser moldada ao capricho de cada geração. Ela carrega em si a sua própria finalidade: deriva diretamente do latim matrimonium, formado a partir de mater (mãe) e monium (dever, carga ou proteção). O conceito nasceu associado à matriz, ao ventre materno, indicando a união ordenada à gestação e à proteção da descendência.
A razão primordial pela qual os povos antigos e o direito civil ocidental sempre protegeram o matrimônio acima de qualquer outro arranjo não reside na chancela dos sentimentos dos cônjuges. O Estado nunca teve interesse em regular a intensidade do afeto ou a cumplicidade de dois parceiros; o amor é matéria de foro íntimo. O interesse estatal decorre do fato de que da união biologicamente complementar entre homem e mulher decorre a geração de novas vidas.
Trata-se de uma instituição de ordem pública precisamente porque as crianças que nascem dessa união são seres vulneráveis que dependem de cuidado contínuo. A articulação de benefícios legais, pensões, heranças e obrigações de sustento é uma salvaguarda jurídica criada pela sociedade para garantir a estabilidade geracional e proteger a prole, assegurando que aqueles que trazem novos indivíduos ao mundo assumam formalmente a responsabilidade por eles.
Quando dois indivíduos do mesmo sexo decidem viver juntos, essa potencialidade reprodutiva natural inexiste em virtude da própria natureza da união. Reconhecer essa evidência biológica e estrutural não é um juízo moral sobre o valor dessas pessoas, mas uma constatação fática: o vínculo não possui as características intrínsecas que justificaram a criação da tutela matrimonial pelo direito público.

A engenharia da linguagem na guerra cultural

A transformação forçada dos conceitos reflete uma disputa muito mais ampla pelo controle do imaginário coletivo. Toda revolução moderna descobre, cedo ou tarde, que a forma mais eficaz de dominar uma sociedade não é pela imposição da força física, mas pela redefinição dos símbolos e da linguagem cotidiana.
Em análises contemporâneas sobre os mecanismos da disputa cultural, observa-se que o poder político busca exercer sua hegemonia através da colonização da cultura e da semântica. Como bem examinado nas teorias da ação cultural, a batalha não se dá prioritariamente nos campos de batalha tradicionais, mas nos centros formadores de opinião: nas universidades, nos tribunais, na grande mídia e no vocabulário legislativo. Quando o poder estatal impõe novos sentidos às palavras consolidadas pela civilização, ele está praticando o que estudiosos do tema descrevem como a criação de uma hegemonia discursiva.
O processo funciona de maneira metódica: primeiro, esvazia-se o conceito original de sua substância real; em seguida, rotula-se qualquer defesa do significado original como preconceito, obscurantismo ou intolerância; finalmente, o Estado chancela a nova narrativa por meio da coerção jurídica. Ao alterar o nome das coisas, altera-se gradativamente o modo como as pessoas pensam sobre essas coisas. O matrimônio, que durante séculos foi o pilar fundamental da transmissão geracional e da coesão social, passa a ser tratado como um mero contrato de solidariedade afetiva sem compromisso com a continuidade da espécie.

A falácia do reconhecimento jurídico universal

Um dos argumentos mais repetidos pelo ativismo contemporâneo é o de que negar o status de matrimônio a casais do mesmo sexo seria uma violação da igualdade perante a lei. Esse argumento parte de uma confusão grosseira entre igualdade substantiva e uniformização artificial.
A justiça clássica consiste em dar a cada um o que é seu por direito e em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades. A recusa do Estado em conceder certos privilégios a determinados arranjos não implica discriminação injusta, mas o reconhecimento de critérios objetivos de funcionalidade.
Considere uma analogia simples: se uma pessoa com deficiência visual severa pleiteia perante o departamento de trânsito a concessão de uma carteira de motorista profissional, o Estado tem a obrigação de negar tal pedido. Ninguém em sã consciência argumentará que o Estado é movido por ódio ou preconceito contra pessoas cegas. Trata-se de uma recusa baseada na natureza das coisas: a atividade de condução exige determinadas capacidades perceptivas que o indivíduo não possui, e o bem comum exige que essa limitação seja respeitada. A dignidade humana do cidadão com deficiência permanece intacta, mas a função pública para a qual ele reivindica habilitação possui pré-requisitos materiais.
O mesmo princípio aplica-se à esfera matrimonial. Duas pessoas de mesmo sexo têm total dignidade e o direito indiscutível de viver suas vidas como bem entenderem na esfera privada. No entanto, exigir que o poder público confira a esse vínculo o mesmo estatuto criado sob medida para a complementaridade biológica e a continuidade das gerações é pretender que a lei subverta os limites impostos pela própria realidade.
Se qualquer vínculo afetivo ou parceria de moradia justificasse a concessão de direitos de ordem pública próprios do matrimônio, que critério restaria para limitar outros tipos de arranjos? Se dois colegas de trabalho ou grandes amigos decidem morar juntos indefinidamente para dividir despesas e apoiar-se mutuamente nas dificuldades do cotidiano, deveria o Estado conceder a eles pensão por morte mútua, seguros sociais específicos e estatuto familiar apenas pela convivência? Obviamente não, porque vínculos de mera amizade ou conveniência mútua não são de ordem pública. Reduzir o matrimônio a um selo estatal de aprovação do afeto particular destrói o fundamento racional que justifica a própria intervenção do direito na vida familiar.

O resgate da verdade contra o relativismo legal

A erosão das instituições não é um acidente histórico, mas o resultado deliberado de uma perspectiva relativista que recusa qualquer limite natural ou transcendente à vontade individual. Sob essa ótica, não haveria natureza humana, nem estruturas sociais permanentes; tudo seria construção maleável nas mãos do legislador ou da pressão dos grupos organizados.
Defender a integridade do conceito de matrimônio não é lutar contra direitos de minorias, mas resguardar a coerência do pensamento e os pilares de sustentação da sociedade civil. O Estado que se arroga o poder de redefinir o que é um casamento, transformando o biológico em pura convenção política, adquire também o poder de redefinir qualquer outro aspecto da existência humana: a família, a filiação e até mesmo a definição do que constitui a própria vida.
A preservação da civilização depende da coragem de sustentar a verdade das coisas diante das modas temporárias e do patrulhamento ideológico. O matrimônio continuará a ser, pela sua própria constituição ontológica, a união complementar geradora de vida, independentemente das ficções que decretos governamentais ou códigos jurídicos tentem desenhar sobre o papel.
Linderson Vaz

Autor do artigo

Linderson Vaz